sábado, 7 de maio de 2011

RPG: Uma História Pra Contar Várias Histórias.




Como agradecimento pelas 1.000 visualizações, resolvi voltar ao meu assunto inicial: o RPG. Vou falar hoje um pouco mais sobre o geral, começando pela história.
O RPG (Role-Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Personagens) surgiu em 1974, criado por Gray Gyrax e Dave Arneson, como uma adaptação da obras de Tolkien (criador d'O Senhor dos Anéis), sob o sistema Dungeons and Dragons (D&D) e, segundo histórias, eles jogam até hoje!
Com o tempo e o sucesso (e inúmeras atualizações), surgiu uma nova versão: o AD&D (Advanced Dungeons and Dragons) e, logo em seguida, o primeiro RPG genérico (que pode ser usado em vários cenários, do medieval ao futurístico): GURPS, criado pela Steve Jackson Games, em 1986.

Nessa época, começou a surgir os RPGs educativos, como o brasileiraço GURPS: Desafio dos Bandeirantes, mais um suplemento do famigerado (e extremamente complicado, na minha opnião >..<') produto de Steve Jackson. Estes RPGs "bonzinhos" surgiram como resposta a onda que tinha de que "RPG é coisa do dimonho".




Em 1991 surgiu pela WhiteWolf o RPG horror mais bem sucedido por "essas bandas": Vampiro: a Máscara. Contando com seus clâs, tramas e jogos de manipulação onde prosperam os jogadores mais astutos, ao invés dos mais poderosos como nos jogos anteriores.
E, em 1994, surgiu um RPG brasileiro baseado em super-heróis nipônicos, que facilmente ganhou o mercado, o Defensores de Tóquio. Simples e acessível, isso sem contar com uma pitada de humor, um dos pontos fortes de seu criador, Marcelo Cassaro. Logo após veio o AD&T(Satirizando o AD&D), sua forma evoluída e, em 1998, surgiu o (semi) supremo 3D&T. Se tornando um rpg genérico mas ainda adotando a simplicidade dos títulos anteriores. Hoje em dia é impossível conhecer um jogador de RPG brasileiro que nunca tenha esbarrado numa mesa de 3D&T alguma vez.

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