Yama-uba (山 姥, Velha montanha) é um yōkai ("espírito" ou "monstro") encontrado no folclore japonês. O nome também pode ser escrito Yamamba ou Yamanba. Ela é muitas vezes confundida com a Yuki-onna ("mulher de neve"), mas os dois seres não são os mesmos.
Yama-uba parece uma velha, geralmente uma hedionda e seu kimono é sujo e esfarrapado. Sua boca é dita às vezes esticar por toda a largura do rosto, e algumas representações dão-lhe uma segunda boca no topo de sua cabeça. Ela é capaz de mudar sua aparência, embora, ela use esta tática com grande sucesso na captura de suas vítimas.
Yama-uba habita as florestas profundas das montanhas do Japão. Várias regiões tomam-la como uma nativa, incluindo Sabana [carece de fontes] (Onde é suposto ter vivido em uma caverna na base do Monte Nabekura, perto de Fukui), a Região de Tohoku (nordeste de Honshu), e as Montanhas Ashigara . A maioria das histórias diz que ela vive em uma cabana.
Yama-uba ataca os viajantes que se perderam em seu covil arborizado. Sua tática exata varia de história para história. Às vezes, ela muda de aparência para a de uma mulher bonita ou possivelmente um dos entes queridos de sua vítima. Outras vezes, ela mantém sua forma de bruxa e desempenha o papel de uma mulher indefesa de idade. Depois que ela ganhou a confiança da sua presa, muitas vezes ela se aproxima e come elas
qui e ali. Ela é capaz de animar os seus cabelos (ou transformá-la em serpentes em algumas lendas) e usa-os para puxar a presa na boca em cima de sua cabeça. Ela também pode oferecer para "ajudar" a alma perdida e depois levá-lo a uma área perigosa da montanha onde ele cai para a morte e permite que ela se alimente. Alternativamente, ela pode oferecer para acomodar a vítima em sua cabana. Uma vez que o viajante desafortunado é suficientemente engordado, ela ataca. Além de matar os adultos, Yama-uba é frequentemente acusada de desaparecimento de crianças, e os pais usam-la como uma espécie de bicho-papão.
Por seu comportamento ser semelhante ao de uma oni feminino, alguns estudiosos sugerem que Yama-uba é simplesmente um membro dito dessa classe de criatura. Outros sugerem que vários Yama-uba vivam por todo o Japão. Ao contrário do invencível oni, no entanto, Yama-uba é falível. Alguns contos torná-la uma criatura noturna incapaz de se mover sobre a luz do sol. Pelo menos uma tradição diz que a sua única fraqueza é uma flor que mantém seu espírito, de modo que se a flor é destruída, a velha montanha também é. Ela é muitas vezes descrita com bastante crédulos, e contos de seus candidatos a presa enganando a ela para sua fuga são comuns.
Yama-uba é hábil nas artes da feitiçaria, poções e venenos. Ela às vezes troca esse conhecimento para os seres humanos se trazerem-la uma vítima de substituto para comer ou satisfazer alguma pechincha igualmente perversa.
Alguns estudiosos colocam a origem da Yama-uba em histórias sobre momentos em que grande fome causou moradores japoneses a lançar seus idosos para fora da a mata por falta de comida. Yama-uba seria, portanto, nascida da corrente psicológica de tais ações.
Lendas de Yama-uba existem pelo menos desde o período Heian. Neste momento, um vilarejo chamado Sabane. construiu um desvio em torno de uma caverna que pensara ser para a casa da bruxa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário