segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curiosidades sobre Grunge


Vou aproveitar o clima Rock in Rio pra falar um pouco de Rock eu também. Elaborei algumas características e curiosidades sobre grunge, que é meu estilo musical favorito.
Enfim, vamos à elas:
- Iniciou no final da década de 80, mas tornou-se mundialmente conhecido só uma década depois, com o lançamento dos álbuns Nevermind do Nirvana e Ten do Pearl Jam;
- Com o sucesso dessas bandas, o rock alternativo deu uma "guinada" e fez o grunge a forma mais popular de Hard Rock da época;
- As letras geralmente tem altas doses de angústia e sarcasmo, apesar de apatia, alienação social, confinamento e desejo de liberdade também não sejam incomuns;
- O som da guitarra geralmente usa e abusa da distorção, com efeitos de fuzz e feedback;
- O "figurino" grunje é um tanto despojado geralmente, chegando ao ponto do desleixo;
- Também é comum eles ignorarem o lado "teatral" durante as performances;
- Apesar de ter se espalhado pelo mundo todo, o grunge em sua forma mais pura surgiu na cidade de Seattle, Washington, EUA. Por causa deste detalhe, o grunge também é conhecido como "Seattle Sound" (Som de Seattle). Entre as bandas saídas dessa cidade está o aclamado Nirvana, Pearl Jam, Mudhoney, Soundgarden e Alice in Chains.
- O termo "Grunge" vem da gíria grungy (sujo em inglês). Foi usado pela primeira vez por Mark Arm, vocalista da Mudhoney. Ao descrever uma outra banda, ele disse que ela era "Puro grunge! Puro barulho! Pura merda!" e o termo colou.
- Dia 22 de setembro de 1991 saiu Nevermind. Sim, quinta passada havia um motivo a mais para comemorar;
- Em 22 de abril de 2011, Pearl Jam foi nomeado "Defensor do Planeta em 2011" pelo Rock The Earth.
- Pearl Jam tem uma enorme coleção de CDs lançados de seus concertos, os chamados "Bootlegs". Sua contagem de 2000, quando começou a gravar os shows até 2008 foi de nada mais nada menos que 264 CDs lançados!
Enfim, vou exibir uma lista com os CDs das duas maiores bandas grunge da história, com links pra baixar no 4shared.

Pearl Jam*
Ten (1991)
Vs. (1993)
Vitalogy (1994)
No Code (1996)
Yield (1998)
Binaural (2000)
Riot Act (2002)
Pearl Jam (2006)
Backspacer (2009)

Nirvana*
Bleach (1989)
Nevermind (1991)
In Utero (1993)

* Eu poderia ter enchido tanto a lista do Nirvana quanto do Pearl Jam, mas preferi deixar só os álbuns de estúdio pra evitar deixar a lista EXTREMAMENTE LONGA (SÉRIO).

4 comentários: