segunda-feira, 10 de outubro de 2011

#1

Oi pessoas :D
Meu nome é Kimberli, tenho 17 anos, e esse é meu primeiro post aqui.

Antes de começar verdadeiramente o post dessa semana, tenho que admitir que reescrevi várias vezes e até mudei o assunto do post.
A principio eu iria escrever sobre um diretor europeu, e antes de terminar o post desse diretor, eu estava procurando uma foto boa dele pra ilustrar o artigo quando, para minha surpresa, encontro uma foto dele com o primeiro diretor que eu comecei a seguir. Não pensei duas vezes antes de mudar o assunto, e cá estou com o escolhido da semana, Timothy William Burton, ou Tim Burton.

O outro é Pedro Almodóvar :D

Tim Burton nasceu em 25 de agosto de 1958 em Burbank, California. Ele não era particularmente bom na escola, e tampouco lia muitos livros.
Encontrava prazer pintando, desenhando, e assistindo a filmes. Ele amava filmes de monstros: Godzilla, os filmes de horror da produtora Hammer, e os trabalhos de Ray Harryhausen. Um dos seus heróis era o ator Vincent Price.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa para estudar no Instituto das Artes da Califórnia. Alguns de seus colegas de classe eram John Lasseter, Brad Bird, John Musker e Henry Selick (Futuramente, Selick e Burton trabalhariam juntos em The Nightmare Before Christmas and James e the Giant Peach).
Burton se graduou em 1979. O sucesso do seu curta Stalk of the Celery Monster atraiu a atenção do Walt Disney Animation Studios, que convidou Burton para ser aprendiz em seu estúdio.
Em 1982, Burton fez seu primeiro curta metragem Vincent, que conta a história de Vincent Malloy, um garoto de 7 anos que quer ser como Vincent Price.
O curta conta com a narração do próprio Vincent Price.
Seu próximo curta, Frankenweenie, de 1984. Conta a história de um garoto que tenta reviver seu cachorro que foi atropelado por um carro.
Após Frankenweenie ser feito, a Disney despediu Burton com o pretexto dele estar desperdiçando os recursos da companhia fazendo filmes que seriam muito sombrios e assustariam as crianças.

O escritor Stephen King viu Frankenweenie, e recomendou para Bonni Lee, um executivo da Warner Brothers. Então Lee mostrou o filme a Paul Reubens.
Reubens era o homem por trás de Pee-wee Herman, e estava no começo do processo para trazer seu alter ego para os cinemas. Ele soube imediatamente que Tim era a escolha perfeita para o trabalho. E assim, no ano de 1985, nasceu o primeiro longa metragem de Burton, Pee-wee's Big Adventure.

Após dirigir episódios para séries de TV (Alladin and His Wonderful Lamp e The Jar), Burton recebeu seu próximo projeto: Beetlejuice.
A história segue um casal recém-falecido que contrata um bio-exorcista, Beetlejuice, para expulsar os novos proprietários de sua casa na Nova Inglaterra. O filme fez muito sucesso, levando a uma série de desenhos animados para televisão.

Burton ainda dirigiu e/ou produziu filmes como Batman, Edward Scissorhands, Batman Returns, The Nightmare Before Christmas, Cabin Boy, Ed Wood, James and the Giant Peach, Mars Attacks!, Batman Forever, Sleepy Hollow, Planet of the Apes, Big Fish, Charlie and the Chocolate Factory, Corpse Bride, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 9, e o mais recente Alice in Wonderland. E também dirigiu o clipe Bones da banda The Killers.

x Projetos Futuros:

•Em 2012 será lançado um longa metragem baseado no curta Frankenweenie. O longa será produzido em stop motion e todos os cenários serão montados em Londres.

• Burton está dirigindo Dark Shadows, uma adaptação da novela gótica de mesmo nome exibida entre 1966 e 1971 nos EUA.
O filme será ambientado em 1972, acompanhando o vampiro Barnabas Collins, libertado de seu túmulo após décadas de confinamento. Ele encontrará remanescestes de sua família, cada um com seus próprios segredos sombrios.



• Recentemente Tim foi confirmado como diretor do longa Monsterpocalypse.
Desde que o projeto foi anunciado, a DreamWorks fez de tudo para Burton aceitar o convite, tanto que contratou o roteirista John August, amigo do diretor.
A estréia é prevista para 2013.

x Vida Pessoal:

Burton foi casado com Lena Gieseke, uma artista alemã, por dois anos. Ele a deixou para viver com a modelo e atriz Lisa Marie. Ela atuou em filmes que ele fez durante o relacionamento deles, entre 1992 e 2001. Depois de deixa-la, Burton desenvolveu um romance com a atriz inglesa Helena Bonham Carter, que ele conheceu filmando Planet of the Apes.
Burton e Bonham Carter tem dois filhos: um menino, Billy Raymond, nascido em 4 de outubro de 2003; e uma menina, Nell, nascida em 15 de dezembro de 2007.

x Johnny Depp

Eles se conheceram em 1990 na O.S.S. (Ow Shit Studios). Logo após, Tim chamou Depp para protagonizar Edward Scissorhands, o primeiro filme de uma parceria que inclui filmes como: Ed Wood, Sleepy Hollow, Charlie and the Chocolate Factory, Corpse Bride, Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, Alice in Wonderland e Dark Shadows.
No livro "Burton on Burton", Depp escreveu a introdução, declarando "O que mais eu poderia dizer sobre ele? Ele é meu irmão, amigo, pai dos meus afilhados. Ele é único e tem uma alma corajosa, alguém que eu iria até o fim do mundo por, e eu sei, ele faria o mesmo por mim."
E em outras citações de Depp: "Eu faria qualquer coisa que o Tim me pedisse, você sabe...", "Tim Burton me salvou de ser um perdedor, um excluído, de ser só mais um dispensável pedaço de carne hollywoodiano.".


Pra finalizar, link do curta Vincent legendado:

Aqui :D

6 comentários:

  1. Bom post, Kim. Bom mesmo.
    Tinha coisas sobre ele que nem eu sabia D: (daqui a pouco eu baixo o livro biográfico dele =D).
    Enfim, só pra seguir a onda, sugestão: faz um post sobre Halena Bonham Carter (Meu fetiche por ela é óbvio XD)
    E bem vinda à equipe o/

    ResponderExcluir
  2. Se o próximo post não for sobre ela, será em breve.
    Obrigada, chefinho :D skapokspoakspokaposkopakspokpask

    ResponderExcluir
  3. Bom, gostaria de parabenizar pelo otimo post que a senhorita fez, e eu gostaria de desejar um otimo trabalho nos futuros posts que vierem ^^.
    E indo na onda do Dyow sobre sugestões, eu sugeria que você postasse sobre um dos diretores que eu admiro, o George Lucas =D.
    Um abração e boa sorte em seu trabalho senhorita Kim =D.

    ResponderExcluir
  4. Ow, muito obrigada *-*
    Sugestão anotada \o/
    Abração n.n

    ResponderExcluir
  5. :-} Oi, Kimberli, sou o Hilton lá do Filmow.
    Que ótimo artigo este!
    Acabei de ver o curta, obrigado por linkar! Super chique a imaginação do pequeno Malloy.
    []

    ResponderExcluir