domingo, 20 de novembro de 2011

Deuses 05_Cronos (GR)


Vocês devem tar pensando "Que raro, o Dyow fazer dois post numa só semana!" mas já que eu gosto de surpreender, aqui vai o TERCEIRO post meu em 2 dias :D
Vamos ao que interessa. >.<


Cronos Foi um Titã, um deus mais antigo que os famosos deuses olímpicos como Zeus, seu filho.
Mas Cronos não foi o deus mais antigo. Caos foi o primeiro deus quem gerou Nix e Érebo, e Nix quem gerou Gaia (Terra), e ela mesma gerou seu futuro esposo Urano (Céu), e da união de Urano e Gaia seis titãs fêmeas e seis machos, e dentre os homens, Cronos era o mais novo.

Urano também teve, além de seus filhos titãs, filhos monstros como meliades, os gigantes, os ciclopes (gigantes de apenas um olho), hecatonquiros (gigantes com 100 braços e 50 cabeças) e outros.
Urano tinha nojo deles por serem tão diferentes, e por isso os aprisionou no Tártaro (que, na verdade, era seu tio-avô, e o ponto mais profundo do inferno grego.Vai entender os gregos...). Gaia, sua esposa,
não gostou dessa idéia de prender seus filhos "estranhos" e instigou seus filhos titãs a se rebelarem e matarem Urano. Ofereceu uma foice a Cronos, que foi o líder do ataque, junto com os seus irmãos exilados monstruosos e os outros titãs. Com a foice Cronos CASTROU Urano e o destruiu.
Após tal ato, Cronos foi eleito o rei dos deuses pelos demais irmãos. Contudo após isso tornou a prender seus irmãos monstros no Tártaro, pois os temia, e casou-se com sua irmã Réia.
Durante o tempo em que Cronos reinou como deus dos deuses com sua irmã-esposa, considerado a Idade de ouro, não existia nenhum mal e seu reinado era perfeito. Todavia todo o dia o episódio que ocorreu entre ele e seu pai lhe vinha a mente, e o fez pensar e temer que com ele aconteceria o mesmo. Por isso todo o filho que sua esposa dava à luz ele devorava no mesmo instante. Devorou Deméter, Hera, Hades, Héstia e Poseidon(é dito inclusive que o único que foi realmente devorado foi Hades, por isso sua aparência cadavérica e sua ligação com o submundo), mas quando Zeus nasceu, Réia, sua mãe, deu a Cronos uma pedra enfaixada no lugar de seu filho para que ele devorasse no lugar.
Zeus então foi levado em segredo para Creta, e lá foi criado até se tornar adulto e se casar com Métis. Sua esposa Métis fez uma droga que deu para Cronos beber e assim que ele a tomou começou a vomitar violentamente expelindo a pedra e os irmãos de Zeus. Eles juntos então derrotaram Cronos. E este ato representou a vitória da humanidade (com os deuses olímpicos) sobre os aspectos mais animalescos e primitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário