segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Banalização do termo NERD.

Sei que meu post não é hoje, mas não podia deixar passar essa crítica. É um protesto interessante. Por favor, peço que leiam-o até o fim.


"Hoje qualquer otaku, gamer, fã de HQ’s, RPGista, Potteriano ou qualquer bicho desses sa auto-intitula NERD.
Não e bem assim, muitos são nerds mesmo, outros são apenas interessados.
Vamos primeiro uma definição de NERD: “Nerd é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.” – Wikipédia.


Agora a explicação do titulo desde texto: Ser NERD não ser gamer, otaku, RPGista, etc.; e sem uma pessoa INTELIGENTE, capais de ter um conhecimento cientifico alto e uma cultura geral vasta.
Hoje em dia grande parte das pessoas que se auto-intitulam nerds são na verdade pessoas de mente fechada focadas unicamente em um tema sem espaço para expandir seus horizontes culturais e intelectuais, e em alguns casos são pessoas burras, o que gera um paradoxo pois como um NERD pode ser burro se a próprias natureza de ser NERD e ter um intelecto bem desenvolvido.
Nas minhas andanças pelos meios NERDS um grupo me chama a atenção, os otakus. Originalmente vindos da coletividade NERD hoje eu considero um grupo aparte. Veja só:
NERD: Inteligente, responsável, culto que com seu gosto vasto curte dentre tantas coisas animes e mangas.
OTAKU: Pessoas bitoladas, em sua maioria com no máximo o 2o grau completo, geralmente sem visão de futuro, centradas somente em animes e mangas sem desejo de expandir seu universo e muitas vezes altamente motivado a depreciar movimentos culturais vindos de fora do Japão.
Agora eu pergunto, como essas pessoas podem se chamar de NERDS?
Conheço otakus que só usam o cérebro para manter as funções autonômicas do corpo e mesmo assim se chamam de NERDS.
Antes que digam que este texto e contra otakus digo que este foi o exemplo mais fácil de se usar por ser o maior grupo originado do coletivo NERD, também conheço gamers e Potterianos que se encaixam bem na mesma definição dos otakus.
Para terminar queria deixar aqui a minha definição de NERD: NERD, que junto com estudo adquiriu muito conhecimento que lhe deu cultura que por fim o fez gostar de temas como anime, games, RPG, Sci-Fi e outros.
E faço um pedido: Bitolados sem cultura que gostam de algum tema NERD, parem de ofender os NERDS se autointitulado NERDS, vocês precisam primeiro aprender a usar o cérebro antes de serem NERDS."


Se você sente-se ofendido, não me chingue. Mas reveja seus conceitos antes de agir como um babaca.
Essa é para as pessoas que "querem" se tornar nerds, nerd não se vira em um dia pro outro, mas é formado naturalmente pelos seus costumes, e não só os seus gostos.


Poderia citar alguns nomes, mas acho melhor não, para manter um tanto de integridade dessas pessoas, se é que já não se estragaram totalmente, mas pelo menos 2 outros admins sabem de QUEM eu falo. xD


Texto extraído do blog DigitalWalker .

4 comentários:

  1. é... tem uma imagem que resume bem isso que tu disse...
    http://2.bp.blogspot.com/-QyMj8esF7EI/Tmeh5c4cpYI/AAAAAAAAT24/7VgBdmR3sdI/s1600/nerds_e_geeks.jpg

    ResponderExcluir
  2. Boa, Maíra. Você entendeu direito =]

    ResponderExcluir
  3. Ótima analise, é isso mesmo.
    Existe uma grande diferença entre Otaku e NERD.

    ResponderExcluir
  4. É até engraçada essa banalização do termo 'nerd'. Quando estudava era um termo depreciativo. Hoje as pessoas se intitulam nerds com um orgulho incandescente.

    Não sabem nada sobre o que é isso, apenas assistem The Big Bang Theory, dizem gostar de Mário Bros, Star Wars (não conhecem nada do UE), de Marvel (nunca leram uma HQ), Star Trek (conhecem o Spock e... O Spock) e pronto.

    Pra quê posar de uma coisa só porque ela está sendo considerada legal? Todo artigo considerado 'nerd' vem acompanhado de um "mamãe , eu quero" mesmo que não conheça 1% sobre aquilo.

    Você não precisa gostar (ou fingir gostar) de algo só porque está em destaque na sociedade (um exemplo é que agora virou moda não gostar de BBB, ou ficar relembrando a infância de forma hiper-nostálgica, mesmo que ela não tenha sido necessariamente memorável). Quebre a casca, seja você e não simplesmente um seguidor de águas.

    ResponderExcluir